domingo, 15 de fevereiro de 2009

'songs from northern britain', teenage fanclub


e dando início aos comentários sobre os álbuns mais marcantes do meu mp3 player (ipod, pra mim, é coisa do futuro...) em 2008, 'songs from northern britain' do teenage fanclub (tfc).

penso que não há necessidade de falar sobre o tfc, uma vez que há um milhão de sites e blogs com biografias da banda e seus membros... de qualquer modo, aí vão duas informações que, aliás, são pouquíssimo técnicas: a) kurt cobain declarou algumas vezes que eles eram a melhor banda do mundo; b) é uma das minhas bandas prediletas de todos os tempos.

'songs from northern britain' foi lançado em 1997 e é um dos grandes momentos da trajetória da banda. não se trata de um álbum inovador, muito pelo contrário. as músicas, de uma maneira mais evidente que em álbuns anteriores, remetem a gêneros bem batidos como o country rock e os anos 60. no entanto, a produção do disco é fantástica. super bem cuidado, é fácil perceber a delicadeza e o detalhamento imprimidos à gravação. os arranjos são perfeitos, os vocais e backing estão fabulosos...

as letras, por sua vez, tratam de assuntos "atípicos" para bandas de rock: amadurecimento, vida adulta feliz, romances bem sucedidos e patriotismo... tudo bem contrário à alardeada rebeldia do rock'n'roll. na verdade, o teenage fanclub é uma banda privilegiadíssima, pois, conta com três compositores fantásticos e que, embora componham separados, conseguem manter uma coesão e identidades incríveis na sonoridade da banda. neste álbum, os três estão inspiradíssimos.

a consistência do álbum é tão grande que fica até difícil escolher uma música de destaque. ou seja, citar as minhas prediletas no álbum é complicado e até meio injusto com as que não forem mencionadas. aí vão: 'ain't that enough', 'start again', 'i don't want control of you' e 'your love is the place where i come from" e 'planets' (já citei quase metade do álbum!).

em resumo, embora eu tenha falado brevemente sobre um álbum específico, o teenage fanclub é uma banda fora do comum e que merece ter toda a sua discografia ouvida por quem se interessa pelo rock britânico de todos os tempos. os caras lançaram outros álbuns considerados fundamentais pela crítica especializada e são reverenciados por artistas respeitadíssimos do grande público.

de uma certa forma, o fato de não terem se tornado uma megabanda capaz de lotar estádios ao redor do mundo foi, a meu ver, algo positivo porque o rock sempre fica meio chato quando fica muito badalado e com muitos holofotes à sua volta.



dica: http://depredando.blogspot.com/2008/09/teenage-fanclub.html

Nenhum comentário: