quarta-feira, 8 de abril de 2009

muitas coisas acontecendo...


muitas coisas acontecendo e eu completamente sem tempo para escrever... vários temas interessantes e eu aqui envolvido com a correria que não deixa a gente viver. o tempo voa e não espera por nós... cansei de ser pobre!

dois livros muito legais lidos recentemente, um monte de álbuns e filmes pra comentar, sem contar que futebol é um tema pouquíssimo explorado no FRANCA POTENTE... definitivamente, tem muita coisa que já deveria estar registrada por aqui. pelo menos, tenho conseguido acompanhar esses assuntos e me divertido com eles. menos mal...

sempre fico alternando os álbuns gravados no mp3 player. entre os da semana passada incluí e ouvi várias vezes o 'in utero', do nirvana. numa dessas audições, fiquei pensando em como a banda fez por merecer o destaque conquistado na história do rock. ao mesmo tempo, nem estava me tocando que dia 5 completavam-se 15 anos da morte de kurt cobain. só depois de ver a notícia na internet a ficha caiu.

suicídio ou não, o fato é que o cara fez a diferença ao subverter a lógica do pop no início dos 90's. o nirvana contribui de forma decisiva para acabar com a pasmaceira reinante e para recolocar o rock'n'roll na ordem do dia. de quebra, a banda ainda abriu espaço para uma série de bandas que permaneceriam na obscuridade, não fosse a reviravolta proporcionada pelo 'nevermind'.

se, como eu, você já estava vivo em 1992 (ou seja, tinha 15 anos ou mais e era ligado em rock), certamente não ficou indiferente ao fenômeno. lembro perfeitamente a primeira vez que ouvi 'smells like teen spirit'. foi na banca de revistas na esquina da minha quadra. fiquei pensando: 'o que uma música bacana como esta tá fazendo no rádio?'.

é verdade que muita gente torceu o nariz para o nirvana, mas acho até compreensível, pois, naquele tempo (e até hoje) tocar em rádio e fazer sucesso era sinônimo de descartável. bandas sérias e que tinham algo a dizer não frequentavam as rádios. as pessoas silenciosamente acreditavam que se estava em rádio, não merecia respeito. para essas pessoas, a primeira impressão foi a que ficou. muitos não conseguiram (sequer tentaram) vencer essa desconfiança inicial e acabaram por ignorar a banda.

para finalizar, queria apenas registrar 'nevermind' é um marco na história do rock, tem várias músicas maravilhosas e conta com uma produção primorosa, mas não é o meu álbum predileto do nirvana. na verdade, acho muito complicado apontar um único. às vezes, tenho uma queda pelo 'in utero', mas todos merecem ser ouvidos, afinal de contas, a banda possui uma discografia muito consistente e vale a pena conferí-la.

se eu não aparecer até lá, feliz páscoa!

nirvana ao vivo no you tube:















e por aí vai...

Nenhum comentário: