terça-feira, 21 de abril de 2009

os melhores de 2008: scandurra, pistols e bowie


sempre atrasado e na maior correria com o FRANCA POTENTE, resolvi otimizar os comentários sobre os meus álbuns prediletos de 2008. assim, ao invés de um longo comentário sobre um único disco, vou procurar elaborar comentários mais breves sobre dois ou três discos de uma só vez. hoje: 'amigos invisíveis', do edgard scandurra; 'never mind the bullocks. here's the...', do sex pistols; e 'the rise and fall of ziggy stardust', de david bowie.


edgard scandurra - 'amigos invisíveis' (1989)

lembro de ouvir este álbum em k7, logo após ter sido lançado. naquele época, eu era infinitamente mais quebrado do que hoje em dia. não tinha dinheiro pra comprar o LP e peguei emprestado com um amigo para gravar uma fita.

o álbum não teve grande repercussão, pois, de certa forma, era meio experimental (com temas instrumentais) e não tinha a pretensão de repetir ou de estar em continuidade com o trabalho do ira!. no disco, scandurra toca todos os instrumentos e destila suas principais influências: led zeppelin, the jam, the clash, the who. aliás, há uma cover para 'our love was'. a versão ficou belíssima. outros destaques, a meu ver, são: 'abraços e brigas', 'amor em B.D.', 'minha mente ainda é a mesma'.

esse disco vai sempre estar em minha lista de melhores de todos os tempos por ser, ao mesmo tempo, acessível e riquíssimo do ponto de vista artístico.

sex pistols - 'never mind the bollocks, here's...' (1977)

falar do único disco lançado pelos sex pistols é chover no molhado. 'never mind the bollocks...', numa frase, é uma das chaves para se entender como o punk rock mudou a cara da música no final dos anos 70. os pistols, apesar de sua curta duração e de serem uma armação do sr. malcolm mclaren, funcionaram como uma metralhadora giratória que conseguiu canalizar toda a frustação e raiva da juventude londrina da época.

entre os destaques nem cito os clássicos óbvios 'anarchy in the U.K.' e 'god save the queen', prefiro mencionar: 'holydays in the sun', 'e.m.i.' e 'bodies'. ainda assim, vale a pena ressaltar que se trata de um álbum irrepreensível, de uma intensidade incrível e que merece ser ouvido de cabo a rabo.

no fim das contas, o que mais me surpreende quando ouço discos como 'never mind...' é o fato de existirem pessoas que não se interessam por rock'n'roll.


david bowie - 'the rise and fall of ziggy stardust' (1972)

todo mundo com um mínimo de cultura rock sabe que 'ziggy stardust' figura entre os clássicos de todos os tempos na história do rock. o álbum conta a história de alienígena que vem parar aqui na terra, torna-se um rock star e passa acompanhar os fatos humanos em direção a um inevitável fim apocalítico. antes do mundo acabar, ziggy comete suícidio e não vê o "fim da festa".

esse é outro daqueles discos quase impossíveis de se apontar destaques sem cometer injustiças, mas aí vai um tentativa: 'soul love', 'star', 'starman'(apesar da versão infame em português), 'ziggy stardust', 'suffragate city'. todas as outras músicas não citadas merecem ser igualmente ouvidas e certamente serão citadas por listas de outros entusiastas do álbum. com toda a justiça.

'the rise and fall of ziggy stardust' é, sem dúvida, mais um dos álbuns que ajudou a elevar o rock'n'roll à categoria de arte.

Nenhum comentário: