quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
primal scream, 'sonic flower groove' (1987)
hoje, pop britânico.
'sonic flower groove', álbum de estréia do primal scream, é um disco injustiçado.
depois de tocar bateria no 'psychocandy', do jesus and mary chain; bobby gillespie deixou os irmãos reid pra lá, foi cuidar da própria vida e montou o primal scream.
em seu debut, a banda foi solenemente ignorada por crítica e público, passando praticamente despercebida. ali, gillespie & cia mostram melodias influenciadas pelo delicadeza dos 60's e referências a bandas como o velvet underground. o álbum está recheado de canções pop sensacionais, entre elas a faixa de abertura 'gentle tuesday', a dançante 'silent spring' e a balada 'love you', que lembra muito o próprio jesus and mary chain nos momentos de sossego. também destaco 'imperial' e 'aftermath'.
na verdade, o primal scream surgiu como um das pioneiras da cena que marcou o início da 2ª metade dos 80's no reino unido, a 'classe de 86', tendo participado, inclusive, da coletânea 'c86', lançada pela revista new musical express.
a c86, por si só, já é assunto para uns dez posts. muitas bandas interessantes surgiram naquele momento e vale sinalizar que além do novo apelo sonoro, aquelas bandas também foram inovadoras não só em termos musicais, mas também em relação ao visual e à atitude, que eram totalmente alternativos à proposta das grandes gravadoras que controlavam o mercado fonográfico. assim, a classe de 86 foi o pontapé inicial do que se convencionou chamar de cena indie e, a partir dela, muitos sub-gêneros surgiram.
foi neste contexto que o primal scream sugiu e lançou um discaço. infelizmente, no fim das contas, 'sonic...' passou batido e foi um fracasso comercial. no entanto, continua sendo um disco básico para quem está interessado em melodias pop perfeitas.
só depois desta primeira empreitada, a banda começou a converter o seu som em algo mais voltado para o eletrônico/acid, que sempre foi tido como inovador. aliás, 'screamadelica', o álbum clássico da banda abarrotado de acid, só foi lançado em 1991.
em 2006, a banda ensaiou uma retomada em direção ao rock mais orgânico ao celebrar o rock/country/blues com o álbum 'riot city blues', mas isso já é outra história...
confira mais sobre o 'sonic flower groove' aqui.
pra fechar um vídeo ao vivo de 'silent spring'
procurando por:
classe de 86,
primal scream,
rock'n'roll,
sonic flower groove
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
literatura/teatro: 'liberdade, liberdade', de millôr e flávio rangel
'apesar de tudo o que já se disse e de tudo o que dissemos sobre a liberdade, muitos dos senhores ainda estão naturalmente convencidos que a liberdade não existe, que é uma figura mitológica criada pela pura imaginação do homem. mas eu lhes garanto que a liberdade existe. não só existe, como é feita de concreto e cobre e tem cem metros de altura'. (extraído de 'liberdade, liberdade', de millôr fernandes e flávio rangel)
hoje, é a vez de um livro q tem muito a ver com minhas preferências, pois, embora não frequente teatros, sempre leio peças. quero comentar um pouco 'liberdade, liberdade' (1965), de millôr fernandes e flávio rangel.
'liberdade...' é um tipo de texto que se convencionou chamar colagem, ou seja, fragmentos de diferentes gêneros agrupados em torno de um tema central. na obra de millôr e rangel, encontramos citações de grandes representantes da poesia, da filosofia, da música popular, da literatura, do teatro, da política, etc. estão lá desde os gregos clássicos aos poetas brasileiros; desde sigmund guillotine a winston churchill. há citações até mesmo de discursos de adolf hitler!
para uma boa compreensão do livro é preciso entender o contexto no qual ele surgiu. em 1965, o brasil vivia os dias de ferro da ditadura e tudo aquilo que contrariasse o governo militar estava sujeito, dentre outras consequências, à censura.
naquela época, portanto, discutir a liberdade era não apenas uma questão existencial, mas uma questão de posicionamento contra o estados de coisas que o país atravessava. por esta razão, 'liberdade...', além de inovador por se tratar de uma colagem, também inaugurou uma segmento novo no dramaturgia brasileira: o teatro de protesto.
a primeira montagem do espetáculo, que, na verdade é um musical, contou com paulo autran, tereza rachel, oduvaldo vianna filho e narão leão. a estréia foi em 21.abr.1965 e proibida pela censura meses depois.
'liberdade, liberdade' foi publicado pela coleção l&pm pockets e é de fácil aquisição em qualquer livraria.
procurando por:
flávio rangel,
liberdade,
literatura,
millôr fernandes,
teatro
Assinar:
Postagens (Atom)