quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

primal scream, 'sonic flower groove' (1987)


hoje, pop britânico.

'sonic flower groove', álbum de estréia do primal scream, é um disco injustiçado.

depois de tocar bateria no 'psychocandy', do jesus and mary chain; bobby gillespie deixou os irmãos reid pra lá, foi cuidar da própria vida e montou o primal scream.

em seu debut, a banda foi solenemente ignorada por crítica e público, passando praticamente despercebida. ali, gillespie & cia mostram melodias influenciadas pelo delicadeza dos 60's e referências a bandas como o velvet underground. o álbum está recheado de canções pop sensacionais, entre elas a faixa de abertura 'gentle tuesday', a dançante 'silent spring' e a balada 'love you', que lembra muito o próprio jesus and mary chain nos momentos de sossego. também destaco 'imperial' e 'aftermath'.

na verdade, o primal scream surgiu como um das pioneiras da cena que marcou o início da 2ª metade dos 80's no reino unido, a 'classe de 86', tendo participado, inclusive, da coletânea 'c86', lançada pela revista new musical express.

a c86, por si só, já é assunto para uns dez posts. muitas bandas interessantes surgiram naquele momento e vale sinalizar que além do novo apelo sonoro, aquelas bandas também foram inovadoras não só em termos musicais, mas também em relação ao visual e à atitude, que eram totalmente alternativos à proposta das grandes gravadoras que controlavam o mercado fonográfico. assim, a classe de 86 foi o pontapé inicial do que se convencionou chamar de cena indie e, a partir dela, muitos sub-gêneros surgiram.

foi neste contexto que o primal scream sugiu e lançou um discaço. infelizmente, no fim das contas, 'sonic...' passou batido e foi um fracasso comercial. no entanto, continua sendo um disco básico para quem está interessado em melodias pop perfeitas.

só depois desta primeira empreitada, a banda começou a converter o seu som em algo mais voltado para o eletrônico/acid, que sempre foi tido como inovador. aliás, 'screamadelica', o álbum clássico da banda abarrotado de acid, só foi lançado em 1991.

em 2006, a banda ensaiou uma retomada em direção ao rock mais orgânico ao celebrar o rock/country/blues com o álbum 'riot city blues', mas isso já é outra história...

confira mais sobre o 'sonic flower groove' aqui.

pra fechar um vídeo ao vivo de 'silent spring'

Nenhum comentário: