quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

'hardcore devo, vol. 1', do devo


o texto abaixo foi escrito pela kennia, que sempre revisa os posts do blog pra mim. ela, que é fã confessa do devo, disponibilizou o 'hardcore devo, vol. 1' somente para amigos e escreveu algumas impressões sobre a coletânea. baixei, ouvi e gostei. li também o texto e achei bacana, pessoal sem perder a objetividade. resolvi publicá-lo aqui. aí vai.


* * * * * *

se vc não conhece o devo do 'whip it', 'that's good' ou 'time out for fun', peço encarecidamente, que não baixe essa coletânea (pelo menos, enquanto não ouvir músicas mais comerciais da banda).

o seu ipod, mp4 ou o escambau correm o risco de se chocarem com a primeira parede que você ver a sua frente. e o devo ser estigmatizado pelo resto da sua existência. a não ser que goste de experimentalismo/minimalismo eletrônico.

se vc curte isso e já deu uma boa escutada no som do grupo, então, termine de ler esse texto e vá fundo no download.

você vai conhecer um devo diferente, um disco com muita guitarra, sintetizadores (caseiros, eles mesmos confeccionavam a parafernália ensurdecedora, na época), fazendo um som '... desde o minimalismo eletrônico do kraftwerk a um rhythm and blues.' (definição retirada do site http://www.devobrasil.com.br).


'mongoloid' ao vivo, em algum lugar do passado.

'hardcore devo' são duas coletâneas, com quatro discos. as versões da compilação foram gravadas antes do devo ser devo, digamos assim, e são experimentações de porão de 1974 a 1977. o primeiro álbum da banda, 'q: are we not mMen? a: we are devo!' viria a ser lançado em 1978.

algumas das músicas foram regravadas depois e apareceram nos álbuns pós-1978. uma delas é 'mongoloid' (música que fez eu me apaixonar pela banda, na versão que está no álbum de estreia). mas a maioria continuou obscura para o público, pelo menos, até o lançamento dessa miscelânea hardcore.

saiba mais sobre 'hardcore devo, vol.1' aqui.

Nenhum comentário: