terça-feira, 19 de janeiro de 2010
literatura/teatro: 'liberdade, liberdade', de millôr e flávio rangel
'apesar de tudo o que já se disse e de tudo o que dissemos sobre a liberdade, muitos dos senhores ainda estão naturalmente convencidos que a liberdade não existe, que é uma figura mitológica criada pela pura imaginação do homem. mas eu lhes garanto que a liberdade existe. não só existe, como é feita de concreto e cobre e tem cem metros de altura'. (extraído de 'liberdade, liberdade', de millôr fernandes e flávio rangel)
hoje, é a vez de um livro q tem muito a ver com minhas preferências, pois, embora não frequente teatros, sempre leio peças. quero comentar um pouco 'liberdade, liberdade' (1965), de millôr fernandes e flávio rangel.
'liberdade...' é um tipo de texto que se convencionou chamar colagem, ou seja, fragmentos de diferentes gêneros agrupados em torno de um tema central. na obra de millôr e rangel, encontramos citações de grandes representantes da poesia, da filosofia, da música popular, da literatura, do teatro, da política, etc. estão lá desde os gregos clássicos aos poetas brasileiros; desde sigmund guillotine a winston churchill. há citações até mesmo de discursos de adolf hitler!
para uma boa compreensão do livro é preciso entender o contexto no qual ele surgiu. em 1965, o brasil vivia os dias de ferro da ditadura e tudo aquilo que contrariasse o governo militar estava sujeito, dentre outras consequências, à censura.
naquela época, portanto, discutir a liberdade era não apenas uma questão existencial, mas uma questão de posicionamento contra o estados de coisas que o país atravessava. por esta razão, 'liberdade...', além de inovador por se tratar de uma colagem, também inaugurou uma segmento novo no dramaturgia brasileira: o teatro de protesto.
a primeira montagem do espetáculo, que, na verdade é um musical, contou com paulo autran, tereza rachel, oduvaldo vianna filho e narão leão. a estréia foi em 21.abr.1965 e proibida pela censura meses depois.
'liberdade, liberdade' foi publicado pela coleção l&pm pockets e é de fácil aquisição em qualquer livraria.
procurando por:
flávio rangel,
liberdade,
literatura,
millôr fernandes,
teatro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário